NORMAS PARA INSCRIAÇÃO DOS ARTIGOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO
CURSO DE TURISMO
SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA: PATRIMÔNIO CULTURAL, TERRITÓRIO, SABERES E PAISAGENS NO MUNDO COMTEPORÂNEO

NORMAS PARA INSCRIAÇÃO DOS ARTIGOS  
1. Quem pode apresentar
1.1) Os trabalhos completos no formato de artigos científicos poderão ser apresentados SOMENTE por estudantes de graduação, orientados ou não por professores.
1.2) Caso o trabalho seja aprovado, para a apresentação do mesmo ao menos um autor deverá estar inscrito no evento.
2. Conteúdo
2.1) O conteúdo dos trabalhos submetidos ao SIMPÓSIO DE TURISMO DO DELTA DO PARNAÍBA deverá versar sobre os seguintes eixos temáticos e/ou a saber:
EIXO TEMÁTICO: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial
EIXO TEMÁTICO: Saberes Turístico: Técnica, Teoria e Prática
EIXO TEMÁTICO: Território Paisagem no Contexto Turístico

2.2) A comissão organizadora poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos
recebidos, desmembrar ou reunir grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados, alocar e alterar trabalhos em GTs que julgar pertinente.
3. Idioma
O idioma oficial dos trabalhos para apresentação no SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA é o português. Os trabalhos completos deverão conter, ainda, um resumo, com título e palavras-chave (pelo menos quatro palavras).
4. Autores
4.1) Será permitido o envio de até (02)dois trabalhos por autor;
4.2) Quando o trabalho completo selecionado possuir mais de um autor, serão
observados os seguintes critérios:
a) número máximo de 4 (quatro) autores em cada trabalho;
b) pelo menos um dos autores deverá se inscrever no SIMPÓSIO DE TURISMO DO DELTA DO PARANAÍBA e comparecer ao evento para apresentação do trabalho classificado;
c) os certificados e os Anais do evento serão distribuídos somente para os autores que fizerem a inscrição no evento.
Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados oralmente.
4.2.1) Para o envio do trabalho será necessária inscrição no campus da UFPI ou via bancária (número da conta para depósito da inscrição: AG: 0023, CONTA: 32.490-6 Sr. Lídia Cristina ( Banco do Brasil). Fax para envio do comprovante de pagamento e ficha de inscrição: (86) 33235125.
4.3) Caberá ao autor definir o Eixo Temático no qual deseja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item 2.
5. Normas de apresentação dos trabalhos completos.

5.1) Os trabalhos deverão ser enviados pelo e-mail turismo3.ufpi@gmail.com
5.2) Deverão ter no mínimo 09 (nove) e, no máximo, 12 (dozes) páginas digitadas, incluindo as referências bibliográficas, além do resumo com palavras-chave e dos anexos (se houver necessidade), numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos situados na margem superior direita da página;
5.3) Os trabalhos completos devem ser estruturados de acordo com as Normas da ABNT e composto por introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
5.4) Os trabalhos deverão ser digitados em Microsoft Word for Windows, versão 98 ou superior, letra arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm), respeitando as seguintes especificações da página: margem superior, inferior e esquerda 3 cm e margem direita 2 cm.
5.5) Para o envio dos trabalhos, não é necessária a preparação de capa, de folha de rosto e sumário.
5.6) Os títulos dos trabalhos devem ser iniciados pelo título em caixa alta, negrito, espaçamento simples e letra arial 12. Abaixo, deve-se colocar o resumo e as palavras-chave (justificado). O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho, metodologia e síntese dos principais resultados alcançados na pesquisa. Não deve ultrapassar o limite de 500 palavras com espaçamento simples entre as linhas.
5.7) O trabalho completo pode ser dividido em seções, a critério do(s) autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no início de cada página mas devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados à esquerda da página.
5.8) Os parágrafos devem seguir a seguinte especificação: 1,25 cm na primeira linha;entrelinha de 1,5 e espaçamento antes de 6 pts.
5.9) Citações literais com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte formatação: um espaço antes e depois do parágrafo; letra arial 10; espaçamento simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.
5.10) Tabelas, gráficos, fotos e outras ilustrações devem ser numeradas
seqüencialmente. Acima da ilustração, deve-se colocar o título em caixa alta, negrito e letra 12. Abaixo da ilustração deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s) autor(es) do trabalho.
5.11) As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética, no final do trabalho completo, obedecendo a seguinte formatação: a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do livro (em itálico): subtítulo (se houver e sem itálico). Número da edição caso não seja a primeira. Cidade: Editora, ano. b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do artigo. Nome do periódico (itálico), cidade, volume, número: intervalo de páginas, mês e ano da publicação. c) Sites da internet: informar o site e o dia, mês e ano do acesso. Outros materiais bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.
5.12) Palavras em língua estrangeira devem ser formatadas em itálico no texto.
5.13) Para que o trabalho seja avaliado, o(s) seu(s) autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as Normas especificadas nos itens precedentes e com redação e ortografia adequadas.
A Comissão Científica reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não estejam dentro dessas Normas.
6. Critérios de avaliação
6.1 A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
6.1.1 A Comissão Científica considerará o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do trabalho.
6.2 Nas avaliações dos trabalhos completos, a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:
6.2.1 Os aspectos pré-textuais, que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo e palavras-chave.
6.2.2 Os aspectos da estrutura do trabalho, onde se consideram os elementos relacionados à composição do texto, destacando coerência, organização e seqüência, linguagem e adequação à norma culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
6.2.3 A estruturação do conteúdo, onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho. Será especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, a qualidade dos dados e de análises, as conclusões e as bibliografias utilizadas.
6.2.4 A avaliação geral, a qual versará sobre as contribuições do artigo, incluindo sua pertinência ao grupo de trabalho que foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento na área de turismo.
 7. Seleção e classificação
7.1) Os trabalhos apresentados para avaliação deverão ser originais e inéditos. São assim considerados dessa forma os trabalhos que não foram publicados em periódicos ou apresentados em outros eventos científicos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
7.2) Os trabalhos apresentados serão avaliados pelos membros da Comissão Científica do SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA composta por professores e pesquisadores de turismo, de reconhecida produção e capacidade acadêmica e titulação mínima de Mestre.
7.3) Cada trabalho será analisado por dois avaliadores que estabelecerão seus
pareceres individualmente, conforme os critérios relacionados no item 6.
7.4) Os trabalhos que não atenderem ao critérios relacionados aos itens 5 e ou 6 serão REPROVADOS;
7.6) Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão apresentação oral
prevista para os dias  28 de setembro de 2010, das 8h às 12h na UFPI – Campus Ministro Reis Veloso – Parnaíba – PI, salas 733, 734, 735. A ordem das apresentações será aleatória e definida pelos coordenadores de cada GT. O certificado será entregue apenas para trabalhos apresentados oralmente.
7.7) Outros procedimentos não previstos nas Normas serão definidos pela Comissão Organizadora SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail da Coordenação da Comissão Científica.
 8. Apresentação e material disponível em cada sala.
8.1) Solicita-se aos autores que retirem seus crachás na secretaria geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão os seus trabalhos.
8.2) Para a apresentação oral dos trabalhos aprovados serão disponibilizadas salas sinalizadas com tema geral, além de títulos e autores dos trabalhos ali apresentados.
8.3) Cada sala será coordenada por moderadores responsáveis por: a) controle do tempo nas apresentações; b) registro das presenças dos autores inscritos no GT; c)distribuição dos certificados aos autores que comparecerem ao evento para a apresentação dos seus trabalhos; d) mediação do debate, das análises e das ponderações dos presentes em cada GT.
8.4) A ordem das apresentações orais será definida pelos coordenadores de GT que terão autonomia para determinar o número máximo de trabalhos aprovados em seu GT. O tempo de apresentação destinado a cada trabalho corresponderá a 15 minutos.
A cada (03) três trabalhos apresentados, será aberto um tempo para o debate ou a apreciação dos presentes em cada sala, a critério dos coordenadores de GT.
8.5) Serão disponibilizados aos autores: a) projetor multimídia; b) computador com drives para CD e saída USB. Os computadores não possuem caixas de som. Outros materiais não relacionados poderão ser solicitados por e-mail à Comissão Científica até o dia 05/06/2010 para que sejam providenciados e disponibilizados aos autores.
9. Direitos Autorais
9.1) Ao enviar o trabalho para apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação nos anais em revista eletrônica no site da Universidade Federal do Piauí e  no Blog do evento www.simposiodeturismoufpi.blogspot.com. Todos os direitos sobre idéias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.
10. Data-limite de envio dos trabalhos completos
10.1) Os trabalhos completos deverão ser remetidos à Comissão Científica SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA via e-mail  turismo3.ufpi@gmail.com até as 23h59 do dia 22/09/2010. Os trabalhos enviados após essa data serão considerados desclassificados, sem direito a recursos de qualquer natureza. Após o recebimento, um e-mail de confirmação será enviado ao(s) autor (es).
 10.1.1) Não serão aceitos trabalhos enviados por meios não contemplados no item 10.1.
11. Divulgação dos resultados
11.1) A divulgação do resultado dos trabalhos avaliados será feita no dia 24/09/2010 por meio de envio de e-mail ao(s) autor(es) notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.

Profª.Msc. Simone Cristina Putrick
Coordenadora do Evento
SIMPÓSIO DE TURISMO DELTA DO PARNAÍBA